Ofurô

A história do ofurô

Ofurô em uma área externa de uma casa.

Você conhece a história do ofurô? Em alguns casos, ele é visto como um banho que purifica o espírito e o corpo – e isso provém das filosofias xintoístas e budistas. O ofurô chegou ao Brasil com os imigrantes japoneses, para os quais era indispensável trazer consigo a sua cultura.

Isso porque, para estes imigrantes, o ofurô não era visto como um mero momento para relaxar e estar prontos para mais um dia de trabalho. Era uma parte importante das tradições que seus antepassados mantinham há séculos. 

Assim, em bairros tradicionais japoneses em cidades como São Paulo, por exemplo, podemos encontrar espaços voltados para o uso de ofurôs. Hoje, no entanto, estes espaços são muito frequentados por pessoas de outras etnias, que desejam aproveitar um banho relaxante e restaurador.

Mas, na verdade, pouco se sabe sobre a origem do ofurô. Que tal começarmos aprendendo sobre como os monges Zen popularizaram o ofurô?

Monges Zen no Japão

Há escrituras japonesas que relatam que, por volta do século XII, os Monges Zen tinham o hábito de instalar um ofurô para meditação e relaxamento em um espaço onde iriam construir seus monastérios. Só após essa instalação eles começavam a construção do local.

Essa era uma forma de realizar uma limpeza espiritual, purificar o local e prepará-lo para receber algo tão importante como um monastério. Com os monges, a prática do uso do ofurô se popularizou pelo Japão e se tornou parte da cultura local.

Como dissemos anteriormente, os xintoístas viam o ofurô como uma forma de purificar o espírito. Os monges budistas, no entanto, o viam como uma forma de livrar o corpo de doenças. Esta filosofia é seguida até hoje, pois a água do ofurô é capaz de limpar a pele e trazer diversos benefícios para o corpo.

Higiene física e mental

A prática de tomar um banho por imersão é vista como uma boa vantagem para nossa higiene – tanto a física quanto a mental. É relatado que, há muito tempo, os Samurais que viveram entre os séculos IX e XIX utilizavam o banho de ofurô como uma forma de se purificarem e estarem preparados para uma batalha.

Hoje, com os estudos sobre as propriedades do ofurô e os vários espaços para a prática desse cuidado, já é mais fácil entender seus benefícios para a mente e o corpo.

Além de calmante e relaxante, o banho de ofurô te ajuda a pensar com mais clareza, alivia a tensão dos músculos, limpa a pele, auxilia na circulação sanguínea e muito mais!

Simplicidade e tradição

Assim, podemos ver que o ofurô não é apenas uma banheira de luxo, como tendemos a acreditar. Trata-se de parte de uma tradição secular que está fortemente ligada à simplicidade e à restauração espiritual, mental e física.

Se você deseja experimentar todos estes benefícios, saiba que você pode ter o seu próprio ofurô em casa para aproveitá-lo sempre que quiser! Quer saber como? Com a Minas Banheiras!

Conheça os ofurôs da Minas Banheiras!

Se você achava que ofurôs eram muito caros e inalcançáveis, você já percebeu que isso está longe da realidade! Então que tal ter o seu próprio ofurô e garantir sua higiene física e mental todos os dias?

Com a Minas Banheiras, você encontrará os ofurôs com o melhor custo-benefício, além de acessórios para deixar a sua experiência ainda mais especial. Tudo isso com um excelente atendimento e com preços justos que cabem no seu bolso!

Portanto, se você quer cuidar do seu corpo e da sua mente, além de relaxar em um banho de imersão, não perca mais tempo e conheça os ofurôs da Minas Banheiras!

POSTAGENS RELACIONADAS